quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Os animais e o circo

Nunca gostei de circo! Mesmo em criança, a cara pintada e as gargalhadas dos palhaços assustavam-me, as habilidades dos animais, selvagens ou não, entristeciam-me e o silvo do chicote e os gritos do domador revoltavam-me! Surpreendiam-me, aliás, os risos e os aplausos provincianos, das pessoas, à minha volta!
Os elefantes, os leões e os tigres sempre me pareceram desajustados e infelizes, naquele espaço reduzido, obrigados, nem sabia eu ainda, a poder de quanta tortura, a obedecer a ordens estúpidas e em completo desacordo com a sua natureza.
Não fui muitas vezes ao circo, mas lembro-me de ter pensado, maldosamente, como seria interessante se o feitiço se virasse contra o feiticeiro e o monumental elefante, num momento de pura rebeldia, pousasse, ainda que levemente, a patorra cilíndrica, obedientemente erguida, sobre a ousada menina, que de estendia, mesmo debaixo dela e o leão ou o tigre riscasse, numa súbita fúria e numa fracção de segundo, o sorriso alvar, da cara do domador!
Quem, amando e respeitando os animais, nunca teve um inconfessável pensamento, como este, a transbordar indignação, ao vê-los miseravelmente subjugados, para divertimento da populaça?
Sempre me ensinaram que os animais selvagens são seres nobres, livres, poderosos e imponentes, senhores absolutos de uma terra que é sua!
Assim, talvez porque nasci em África, sempre detestei vê-los, no circo, sujeitos a uma humilhante submissão, e espoliados da sua nobreza, e da sua dignidade!
Confrangia-me, igualmente, ver cães, pateticamente, vestidos com ridículos tutus e saloios arrebiques na cabeça, a dançarem mecanicamente, apenas apoiados nas patas traseiras!
Por tudo isto, aplaudi, com entusiasmo, a lei que aponta para o fim do uso dos animais, no circo, como fonte de entertenimento!
Embora ainda haja muito para fazer, em relação aos maus tratos e ao abandono dos animais, congratulo-me que, pelo menos nesta vertente, lhes seja, enfim, dada a protecção que lhes é devida e lhes seja reconhecido o respeito a que têm direito e os deixem viver, majestosos e tranquilos, no seu habitat natural!

MC

Sem comentários: