Talvez, a extensa carta que, no fim de carreira, escrevi aos meus Alunos, não faça sentido neste Blog, dedicado à Poesia. Se assim for, peço, desde já, desculpa mas, como já o disse, não sou, por natureza, politicamente correcta, sou, mesmo, um bocadinho desalinhada!
No entanto, dadas as circunstâncias, receio e lamento profundamente, que os Professores de hoje, atendendo à indisciplina, desmotivação e desvario que grassa na Escola Pública, não tenham condições para se realizarem na nobre profissão que escolheram e não possam ter a alegria que eu tive, quando, no fim de uma carreira, muito gratificante e plenamente vivida e saboreada, pude escrever, aos meus Alunos, uma carta carregada de afecto e de orgulho! Pelo seu bom aproveitamento escolar, pela sua gentileza, pelo seu delicioso "saber estar", numa sala de aula!!
A avaliação não é uma descoberta importantíssima da Ministra!
Avaliada fui eu sempre e comigo, todos os Professores, todos os dias, em todas as aulas, pelos mais argutos juízes: os Alunos e os seus Encarregados de Educação!Como avaliada tem sido, negativamente, mesmo muito negativamente e publicamente, a Ministra da Educação!Para meu desgosto, acredito piamente que o Primeiro Ministro, a Ministra da Educação e seus inefáveis Secretários, se lessem a carta, tão simples e clara que eu, com o coração nas mãos, escrevi aos meus Alunos, não a entenderiam pois, o que lhes sobra, em doses industriais, em incompetência, autoritarismo, arrogância, prepotência e rudeza de atitudes e linguagem, falta-lhes, em igual medida, uma sólida cultura, competência, sensibilidade, bom-senso, e elegância de trato e de discurso! Lamentavelmente!!!
Maria Celeste S. M. Carvalho
Professora Aposentada do Ensino Secundário.
Sem comentários:
Enviar um comentário