quarta-feira, 9 de março de 2011

De víbora na mão

Estou a reler, sei lá quantas vezes já li, "Vipere au poing" - "De víbora na mão" de Hervé Bazin!
Este é um dos livros da minha vida! Estou a relê-lo numa edição barata, Unibolso, um livro velhinho, amarelecido, muitas vezes manuseado, com aquele toque gostoso, macio, quase lascivo do papel! Esse delicioso prazer ao toque, o Kindle, de que tanto gosto, realmente, não dá!

"De víbora na mão" é o primeiro romance de Hervé Bazin, um Escritor fabuloso, que foi presidente da Academia Goncourt.


Esta é uma obra autobiográfica e perversa, que desmitifíca a imagem da mãe, aqui descrita como uma mulher seca, feia, mesquinha, que o autor sonhou matar, mas também uma mulher corajosa, forte, a quem ele consagrou um ódio mesclado de admiração. Bazin criou a sua obra literária a partir de recordações pessoais e nenhum escritor falou da família com tanta ferocidade como ele.
Como ele próprio afirma, Bazin é o resultado da sua juventude.



"Essa víbora, a tua víbora, brando-a eu, agito-a, avanço na vida com esse troféu... Obrigado, minha mãe! Eu sou aquele que caminha com uma víbora na mão."


Recomendo, vivamente, a leitura deste magnífico livro. No original, se possível.

4 comentários:

redonda disse...

Já o li, há muito tempo, tanto que um destes dias, vou seguir o conselho e lê-lo de novo :)

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
A DESALINHADA , EN BREVE PONDRE MEMORIAS DE AFRICA ESPERO TE AGRADE.

CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

José
Ramón...

A desalinhada disse...

Gostei muito, Jose Ramon, deste teu post e guardo no meu coração el ramillete de oro y claveles dentro, que me enviaste! Aguardo as tuas memórias de África, essa África onde estão as minhas raízes e a minha alma!
Con saludos del sol, e de la luna a reflejarse en la mar de la poesia!!! Mi gusta tanto este saludo, Jose!!! Tu es un poeta!!

Pentacúspide disse...

Não há quem leia este livro e não o faça um dos livros da sua vida. Eu li-o umas três vezes e ria-me sempre com ele.