segunda-feira, 17 de junho de 2013

A greve


Hoje dia de greve dos professores, dei comigo a recordar a greve dos Professores, em 2005, quando era ministra da educação aquele bloco de betão armado, chamado M. de Lurdes Rodrigues, que tanto maltratou desautorizou e desrespeitou os professores. E lamento, lamento profundamente que, nessa altura de aflição e revolta, os docentes não tivessem, realmente, tido um papel activo, interventivo, digno e, perante a requisição de serviços mínimos, então decretada, ao contrário do que aconteceu agora, se tivessem apresentado, em massa, nas suas escolas, para que os exames decorressem, como decorreram, sem sobressaltos! Eu vi essa medrosa submissão! EU FIZ ESSA GREVE! E tive uma muito, mesmo muito reduzida companhia, porque poucos , muito poucos tiveram a ousadia de contrariar a "excelsa" ministra... O MEDO é muito poderoso!!! E o governo, então em funções, assustava e intimidava!! MUITO! A bem dizer, se hoje não estamos bem, a verdade é que então, éramos governados por gente arrogante, incompetente, com cursos tirados ao Domingo, e PERIGOSAMENTE prepotente! Talvez seja esta a razão...

Sabem, só não sabem se não convier saber, que desta vez foi feita, pelo ministério, uma derradeira proposta de compromisso: mudar a data do exame de dia 17, pedindo em contrapartida que os sindicatos garantissem não fazer novas greves em datas de exame, o que os sindicatos recusaram. Isto indicía o espírito de moderação e abertura do ministro e o facto de que os líderes sindicais não queriam, de facto, chegar a qualquer compromisso!

Temos de pensar que se fosse aceite, sem condições, adiar o exame de hoje, todo o calendário de exames, até 18 de julho, ficaria dependente das futuras decisões arbitrárias dos senhores que presidem aos sindicatos. É esse clima de instabilidade   e de incerteza que os senhores Professores querem para os seus alunos? Para os seus filhos ou netos? 

(Os líderes sindicais têm carreiras político-partidárias, mantêm os seus privilégios, não descontam dias de greve e os seus salários são pagos, pontualmente, pelo Estado e o seu objectivo é perturbar, e se possível inviabilizar o sistema de exames e provas finais embora eu não perceba porquê!)

Eu não sou contra greves! EU FIZ GREVE, quando a quase ninguém se atreveu a fazer greve! Mas, eu sou séria e só fiz greve quando as greves eram sérias!! Por isso fiz tão poucas...
 
MC
 
 

4 comentários:

redonda disse...

Mas será que existiu mesmo essa derradeira proposta? Tenho estado a ler/ouvir muita informação contraditória e o que tinha ouvido era precisamente o contrário.

A desalinhada disse...

Existiu essa proposta, Gabi!Mas convém desmenti-la! Lê, por exemplo, o artigo de João Carlos Espada, na sua rubrica "Cartas de Varsóvia". Os líderes sindicais não estão no terreno, não dão aulas, nem sequer as querem dar, porque ensinar cansa, e têm vantagens que o comum professor não tem! Há qualquer coisa na forma como a escola pública está estruturada que, facilmente, a torna refém dos líderes político-sindicais!! E, achei muito estranho que, no tempo do governo Sócrates, sendo ministra o "excelso" betão armado, de nome Lurdes, tivessem sido decretados serviços mínimos aos exames e agora, precisamente em igual situação tivessem sido liminarmente negados!! Este caso não será um sério desafio aos princípios de um Estado de Direito? Haverá dois pesos e duas medidas nas leis deste país apodrecido??
Pois, mas o"excelso" betão armado, de nome Lurdes, dava ordens, ameaçava, batia com o punho na mesa e não entrava em diálogo com os senhores dos sindicatos! Mandava, quando muito, os assessores, que mais pareciam trolhas e também não lhes passavam cartão!
Em 2005, é que eu teria adorado ver os docentes em greve!! Mas o medo, Gabi era arrasador. Agora não!

José María Souza Costa disse...

CONVITE
Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
Eu também tenho um, só que muito simples.
Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
Força, Paz, Amizade e Alegria
Para você, um abraço do Brasil.
www.josemariacosta.com

A desalinhada disse...

Olá, José Maria,
Muito obrigada pelo seu convite e vou passar pelo seu blog, sim!Com muito gosto!
Obrigada por me ler e seguir o meu blog.
Um abraço grande de Portugal.
Sabe, José, agora que o Papa Francisco está convosco, no Brasil, eu também sou brasileira...