sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Até sempre , Sr. Dr. Cunha !

No dia 26 de Dezembro , perdi , com muita tristeza , um grande Amigo de há mais de trinta anos , o Sr. Dr. José Manuel Cunha . Só agora , passada a comoção da inesperada notícia , estas
notícias são sempre inesperadas , ouso dedicar-lhe umas simples palavras de Apreço e Amizade.
O Sr. Dr. Cunha foi um homem bom , que amava apaixonadamente a sua Família . Tinha uma infinita ternura e muita admiração por sua Mulher e pelos seus Filhos , que eram todo o seu enlevo e orgulho !
Foi um Homem bom , sim , mas também um grande Senhor , extraordinariamente culto e um excelente profissional !
Tive o privilégio de trabalhar com ele na Escola Secundária António Sérgio e , mais tarde , na Escola Secundária Rodrigues de Freitas , onde , durante vários anos , presidiu ao destino deste
estabelecimento de ensino e onde , com sabedoria e sensibilidade , estimulou o germinar de esperanças , ajudou a alicerçar projectos e viu Meninos transformarem-se em Homens !
Pelas suas extraordinárias qualidades humanas , morais e profissionais , o Sr. Dr.Cunha mereceu-me sempre um imenso Afecto , um imenso Respeito e uma imensa Admiração !
Tive , por este Senhor que agora nos deixou , um imenso Afecto pela sua nobreza de carácter , pela sua comovente bondade , pelo seu trato afável e requintada delicadeza !
Tive, por este Senhor , um imenso Respeito pelo seu saber, pelo seu agudo sentido de responsabilidade , pela sua extraordinária capacidade de trabalho sério e empenhado , pelo seu espírito de sacrifício e pela sua disponibilidade , sempre que a sua presença fosse necessária , sempre que a sua colaboração fosse solicitada !
Tive , por este Senhor , uma imensa Admiração pela sua natural capacidade de diálogo , pela sua comovente compreensão e solidariedade para com as aflições dos outros , pela inteligência e lucidez com que resolvia problemas , sanava dificuldades e geria situações delicadas !
No mundo conturbado de hoje , onde os mais elementares princípios de convivência amiga , tolerante e solidária parecem perdidos , orgulho-me de ter compartilhado com o Sr.Dr. Cunha a riqueza que os seus valores de Homem de Bem sempre consubstanciaram !
Agradeço-lhe , do fundo do meu coração , tudo quanto , generosamente , me ensinou e a preciosa Amizade com que me honrou !
O Sr. Dr. Cunha partiu no dia 26 de Dezembro mas , eu não lhe disse Adeus ! Adeus diz-se a quem parte e não deixa nada de bom , de bonito , de valioso a quem fica .
O Sr. Dr. Cunha , pelo contrário , deixou-nos , a todos , muito de bom , de bonito e de valioso !
Por isso , também hoje , digo-lhe apenas :

Até logo , até sempre , querido Amigo !


PS-Baseado num texto que EU escrevi , a PEDIDO do Conselho Directivo , então , em exercício , na Escola Secundária Rodrigues de Freitas e publicado no jornal da Escola , « O Rodrigão » , em Abril de 1997 e assinado pelo referido orgão de gestão , para assinalar a aposentação do Sr.Dr.Cunha .


CC

Sem comentários: