sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Jamais !?....Toujours !!...

O novo e faraónico aeroporto vai, afinal, para Alcochete, assim disse o Primeiro Ministro, com ar grave, depois de ter recebido o relatório apresentado pelo LNEC, que fez um estudo comparativo, independente e sério, e que considerou este o melhor local, excluindo, assim, a Ota .

Sócrates teve, mesmo contrafeito, porque todos sabemos como Sua Excelência preferia a outra hipótese, de aceitar o veredicto do relatório, reconhecer-lhe a qualidade e desistir, com a fleuma possível, do projecto Ota que tanto acarinhou, durante tanto tempo !

Teria sido muito bom que esta tivesse sido uma lição de humildade para o Governo desumanizado, autoritário e prepotente que, infelizmente, temos ! Mas, tudo indica que vai continuar autista e arrogante !

Foi a segunda vez, em dois dias, que o Governo se viu obrigado a recuar : no caso Ota, que se tem arrastado escandalosamente, e no pagamento de uns míseros euros aos reformados, quando a Segurança Social achou, por bem, pagá-los em vergonhosas prestações de uns tristes cêntimos, durante catorze meses . Foi uma afronta, um insulto !

Mais ridículo e afrontoso ainda, foi quando um imbecil, para não dizer atrasado mental, Secretário de Estado que, num país verdadeiramente civilizado, teria sido, imediatamente, demitido, afirmou, beatíficamente, que a medida fora tomada em benefício dos aposentados, contemplados com tal benesse e que todos ouvimos com espanto e revolta !

Mas, voltando ao assunto em questão, a obra megalómana dos sonhos de Sócrates vai ser, mesmo, construída na Margem Sul !

Muitos são os Portugueses, entre os quais eu me incluo, que preferiam a solução, Ota +um .
Portugal está mergulhado numa crise profunda: não há investimento porque a economia não inspira a mínima confiança, o desemprego aumenta, os ordenados não acompanham, de modo nenhum, o custo de vida, os bens essenciais subiram espantosamente, a saúde está cada vez mais cara e de mais difícil acesso, nas mãos de um Ministro que parece, completamente, enlouquecido e o povo vive com dificuldades , cada vez maiores, a todos os níveis !
Contudo, o Ministro das Finanças, num acesso de insanidade (só pode ser! ) anunciou, assertivo, que a crise acabou e, a partir de agora, vamos viver, para sempre, muito felizes e bem tratados , neste país de conto de fadas !

O mago, ao lado, sorria, deleitado e impante, enquanto ouvia as palavras delirantes do Ministro ! O povo, entretanto, vai perdendo esperança e poder de compra . Mas, isso é de somenos importância !

Essas, contudo, são contas de outro rosário e o que eu, neste momento, gostaria, francamente, de saber é o que o Primeiro Ministro vai fazer com este seu inefável Ministro das Obras Públicas que, em 2005, garantia, com a certeza que só uma imensa arrogância permite, que o aeroporto seria, pois é claro, construído na Ota !
Este é o «tal»Ministro que, perante um povo estupefacto, gritou frente às camâras de televisão, depois de um lauto almoço, diga-se de passagem, que a Ota e só a Ota era o local apropriado e, «tout court», promoveu a Margem Sul a um deserto árido, sem gente, sem casas, sem escolas, sem hospitais, sem hoteis mas, também, certamente, sem camelos porque esses, sabemos todos, onde estão, enfurecendo e depois, fazendo rir a bom rir, as populações dessa zona e o país inteiro !
Não contente ainda, gritou em Francês ( porque seria ?) que o novo aeroporto na Margem Sul :´´Jamais!! Jamais !!!``

Confesso que quando, agora, o vi, de crista caída, andar de canal em canal de televisão a justificar-se, pensei que o ía ouvir, assertivo e em Francês, (pois então!), afirmar:´´ Alcochete? Margem Sul? Mais toujours! Toujours !``
Mário Lino, no dia do famoso «Jamais!», que já faz parte do anedotário nacional, fez uma das mais caricatas cenas deste Governo de loucos, mas, outras peças, igualmente, lamentáveis têm sido «levadas à cena» por outros Ministros , para gáudio mas também cansaço, deste povo massacrado !

Lembro-me, por exemplo, quando a calamitosa Ministra da Educação, na Vila da Feira, se viu, estrondosamente, vaiada pelos alunos e pegou num microfone, não para os acalmar, como deveria ter feito, mas, para, pequena, quadrada, feia e antipática, como é, imitar, como uma tolinha, os gritos e as vaias dos miúdos .
Ficou-lhe tão mal !! Tanta falta de nível, de elegância, de « savoir faire », enjoa !

Mas, a verdade é que, tal como acontece com essa cretina criatura, que tanto disparate tem feito na Educação, também está na altura deste Ministro ser demitido !! Porque a sua permanência no Governo, como a de outros, é já um insulto a todos nós !

Talvez, Sócrates, por teimosia, arrogância do poder ou, quiçá, medo, não o faça !

Mas, se Mário Lino tiver ainda um pingo de dignidade, um pingo de respeito por si próprio e um pingo de vergonha na cara, talvez, se remeta a um sensato silêncio e se demita !
Será que este homem já entrado em anos, não reparou que o seu Primeiro Ministro o desautorizou, em toda a linha´, quando foi obrigado a recuar ?

Seria para proteger o seu «acólito», ou para se demarcar, que Sua Excelência foi, sem perda de tempo, à conferência de imprensa anunciar o local do novo aeroporto, deixando o Ministro de fora, como se não existisse ?
Penso, que será dificil o Primeiro Ministro e o Ministro das Obras Públicas poderem continuar a trabalhar juntos, depois de tudo!
Penso, que é completamente despropositado que seja um Mário Lino, desacreditado, arrasado politicamente, perante a opinião pública, a acompanhar a construção do aeroporto, em Alcochete, local que tão duramente combateu e depois de dizer tanta tolice e de tanto se ter excedido !
Mas, lá que há gente capaz de tudo, lá isso há ! E, nós bem os conhecemos !

Mário Lino a continuar no cargo, só pode ser loucura ou vaidade ou ganância! Ou, talvez, tudo em simultâneo!
Mas fica-lhe muito mal : é, irremediavelmente, um político enfraquecido, sem qualquer credibilidade e, vergonhosamente, ridicularizado ! « Pour toujours »!!


CC

Sem comentários: