quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Portugal e a operação de cosmética !...

O Primeiro Ministro viu chegar ao fim a sua Presidência , por Portugal , na União Europeia , função que exerceu com garbo , exultante de alegria e quase a estourar de vaidade !
Já sem o protagonismo , de que tanto gosta , Sua Excelência terá de se conformar e de se ocupar, empenhadamente , com a avalanche dos gravíssimos problemas com que este triste país se debate , mas , os quais , por muito cruciantes que sejam , não pareceram afectar o descabido e exagerado optimismo com que nos brindou na sua patética Mensagem de Natal !
Dessa sua « fascinante » experiência «presidencial » , ficam-lhe as recordações de vedeta , por seis meses , para lhe adoçar o amargo presente aqui no burgo !
Orgulha-se , desmesuradamente , do Tratado de Lisboa , que é , na opinião de avalizados especialistas , extenso e confuso e o qual lhe vai trazer um «belo» problemazito : na campanha eleitoral , Sócrates prometeu referendar o Tratado mas , o Presidente da República trocou-lhe as voltas e não aceita o referendo !
Será esta , mais uma promessa , das muitas , que Sócrates não vai cumprir ?
A cimeira Europa-África foi, na sua douta opinião, outro feito histórico , mas , na prática , sabemos todos , foi apenas um espaventoso , luxuoso , mas , absolutamente inócuo acontecimento ! E lamentável , na polémica que gerou !
Não creio que , depois da Cimeira , dos discursos , dos beberetes e dos jantares , os oprimidos e miseráveis países africanos se tenham tornado , por magia europeia , Paraísos terrenos de
Paz , Liberdade e Abundância !
O primeiro Ministro tem , agora , de regressar , a tempo inteiro , a Portugal , mas deseja regressar em grande !
Assim sendo , e ainda na linha de um crescente desenvolvimento e bem-estar , que ninguém
vê ou sente , mas que Sócrates nos tenta , teimosamente , impingir , diz-se que vai ser lançada uma campanha de TRÊS MILHÕES de Euros , entregue a uma agência de publicidade que tem ,
como missão , uma operação de cosmética hilariante !
A dita agência terá de apagar a imagem do Portugal cinzento, subdesenvolvido , analfabeto , ou quase analfabeto e corrupto que , desgraçadamente , ainda é, e fazer passar encantadoras imagens de um país altamente civilizado , que proporciona , a todos , excelente qualidade de vida , primorosa educação , fantástico entertenimento , férias deliciosas em estupendos hoteis ,
acessíveis a todos e onde turista é tratado como um rei .
Para a campanha ser mais aliciante e perfeita , foi contratado um fotógrafo inglês de renome e muito « up-to-date » ,para fotografar várias personalidades importantes e bonitas , entre as quais , a fadista Mariza , o treinador internacional , Mourinho e o jogador de futebol Cristiano Ronaldo .
Só por indesculpável esquecimento , não será fotografada a lindíssima imagem de Nossa Senhora de Fátima .
Assim como assim , como no tempo do Salazar , o que continuamos a ter para promover é Futebol , Fado e (porque não ?) Fátima ! Não sei se a promoção era feita por esta ordem , antigamente , como também não sei qual a ordem de importância , hoje !
Desejo , contudo , ardentemente , que não fotografem os Ministros do Governo ! É que não há milagre que lhes valha e , por esse mundo fora , poderiam pensar que somos todos feios e mal jeitosos como , por exemplo , a Ministra da Educação ou o Ministro das Finanças ! Ou que temos um ar meio alucinado , como , por exemplo , a Ministra da Cultura ou o Ministro das Obras Públicas !
O que não é , de todo , verdade ! O homem Português é cada vez mais charmoso e a mulher Portuguesa é cada vez mais bonita e elegante ! E, apesar de todo este caos , vamos mantendo , mais ou menos intacta , a nossa sanidade mental !

Mas , lá que a ideia da operação cosmética , ao país , é brilhante , é !

Portugal vai , certamente , deixar de se vestir , tristemente , de cinzento e vamos-nos , incontestavelmente , sentir mais felizes e , por isso , ainda mais bonitos e atraentes , convencidos que vivemos , privilegiadamente , num país requintado , culto , seguro , enfim , num país de sonho !
Só um pequeno , pequeníssimo pormenor perturba o meu espírito e , qual nuvem , nefasta , ensombra a minha alegria : de onde vêm esses TRÊS MILHÔES ( no fim da campanha devem
ser muitos mais ) de Euros?
É que , com ordenados , vergonhosamente , baixos , perdas contínuas de ajudas e regalias , especialmente , na saúde , com o custo de vida cada vez mais alto , quase incomportável , bens essenciais , escandalosamente , mais caros e uma insegurança aterradora , não sei onde há dinheiro para caríssimas operações de cosmética a este esgotado país !
O povo aperta o cinto , faz sacrifícios tremendos a bem da descida do défice , enquanto os nossos governantes vão gastando e desperdiçando euros, sem um pingo de vergonha !

Mas , a megalomania , a arrogância , a prepotência e a incompetência têm destas coisas ...!


CC

Sem comentários: