domingo, 15 de novembro de 2009

Sinead

A Sinead morreu!
A Sinead faz-me falta, Faz-me tanta falta!
Depois de ter estado comigo, mais de catorze anos, a Sinead morreu, no dia três, deste Novembro chuvoso e triste, e deixou-nos uma infinita saudade e um irremediável vazio!
Foi-me confiada, quando tinha seis meses, por uma amiga que não podia ter aquela cachorrinha linda mas, travessa e cheia de energia, no apartamento, onde vivia. Durante todo este tempo,connosco, ela foi uma dádiva de amor, de ternura e de alegria que nunca pude, nem poderei agradecer bastante!
A Sinead era uma Setter-irlandês, com uma pelagem ruivo-fogo, com reflexos de ouro, lindíssima! Tinha uns olhos escuros, expressivos e doces! Era uma cadelinha terna, delicada e generosa.
Gostava de correr, de brincar e adorava dormir, debaixo do pinheiro manso, no jardim.
Agora, já velhinha, não corria, passeava devagarinho, não brincava muito mas, abanava, contente e vigorosamente, a cauda, para dizer que nos amava e dormia, cada vez mais tempo, no seu cantinho preferido, no jardim.
A partir de uma certa idade, tornou-se muito frágil mas, com uma vontade, férrea, de viver, foi, corajosamente, ultrapassando todos os problemas de saúde, alguns bastante graves.
No dia três, já perdida, dei-lhe a última prova de amor e de respeito, que lhe podia dar: uma morte assistida, sem sofrimento, serena e digna, como lhe era devido! E, regada de lágrimas amargas!
Estive sempre com ela. Morreu nos meus braços, a minha filha, que ela adorava, e que tanto a acompanhou, a segurar-lhe, amorosamente, as mãozinhas felpudas.
A Sinead partiu e deixou-me, também, a eterna e aflitiva interrogação, inevitável perante a morte: será que lhe dei todo o amor e toda a atenção que ela merecia, ela que tanto nos deu, sem, em troca, nada pedir?
É que, se, seguramente, nunca se ama, nunca se cuida demais, a verdade é que, se calhar, nunca se ama e nunca se cuida, o suficiente! Não sei...
Como última homenagem, a Sinead foi cremada. Entregaram-me, dias depois, as cinzas dela, numa caixinha de madeira branca, com o nome gravado e, delicadamente, rematada com uma fitinha de cetim castanho.
A caixinha ainda está comigo! Um dia, as cinzas da Sinead vão repousar, para sempre, debaixo do pinheiro manso, onde ela gostava tanto de dormir umas sonecas e de preguiçar!
Mas, por estes dias, não! Por estes dias, ainda não...

MC

3 comentários:

redonda disse...

Sinto muito. Sempre me pareceu muito injusto que não possam viver mais anos.

SC disse...

Foi muito triste a partida da nossa menina ruiva..Fica a consolação que fizemos tudo por ela e que, no fim, na derradeira despedida, estávamos junto dela ...e uma eterna saudade...

A desalinhada disse...

Não sei porquê reli, hoje, este texto! Nunca esqueço as minhas meninas que partiram! às cinzas da Sinead juntaram-se as da Yukie, que partiu com 16 anos e as da Luna, com 11! Ainda aqui estão, comigo, as três caixinhas! Quanta saudade!! Tanta saudade! Um dia vão descansar na terra, debaixo do pinheiro manso! Um dia...