sábado, 23 de novembro de 2013

Circo vs Ciência

Penso, com muita pena minha, que devo estar a ficar velha e há "coisas" que, sinceramente, não aceito nem compreendo.
 Na passada Quarta-feira, dia 21  (e nos dias seguintes, diga-se a verdade!), mais de metade dos noticiários dos diversos canais de televisão, foi preenchido com os mais acalorados elogios à Selecção Portuguesa de Futebol, pelo seu apuramento, rumo ao Brasil.
À Selecção não! A Ronaldo! Falou-se da grandiosidade de Ronaldo, da "magia" dos pés de Ronaldo, do hattrick, que não sei o que é, de Ronaldo, fizeram-se canções a Ronaldo, endeusou-se Ronaldo, cantaram-se exultantes, incendiadas loas a Ronaldo, o sublime herói, o pequeno deus do dia!
Os outros jogadores, foram remetidos à insignificância de meros adereços, numa estória onde o protagonista foi um deus menor...
Enfim, um entediante circo de vaidades e de tolice, para gáudio de tantos!

No entanto, esses mesmos canais não perderam mais de quatro ou cinco(?) minutos a noticiar o fantástico êxito de uma equipa de Medicina Molecular, em Lisboa, liderada por Miguel Prudêncio, que está já a desenvolver uma Vacina contra a Malária, doença terrível, que mata entre 655 mil a 1,2 milhões de pessoas, por ano.
Vacina, para a qual têm sido feitas várias tentativas, em vários  países do mundo, para encontrar, uma solução para esta calamidade, solução que o mundo procura há longos anos.
Esta equipa de jovens cientistas Portugueses trouxe uma luz de Esperança para travar este flagelo! E, que orgulho deveríamos, como país, ter nestes jovens!
Aliás, o projecto mereceu e justificou um segundo financiamento da Fundação Bill &Melinda Gates, pequena gota de água, diga-se, perante as estonteantes fortunas que os jogadores auferem, nomeadamente, o pequeno deus das coisas sem importância nenhuma!

Devo estar, de facto, a envelhecer, mas não sou, nunca fui, politicamente correcta e, na minha modesta opinião, este não deixa de ser o retrato triste e pobrezinho de um povo pequenino e imbecilizado!

Se antes, diziam que este era o país do Futebol, do Fado e de Fátima, o que é agora??

MC

Sem comentários: