domingo, 8 de dezembro de 2013

Nelson Mandela - Uma vida pela Liberdade e pela Igualdade Racial!

Nelson Mandela foi um lutador, um resistente! Recorreu à violência, sim, contra a infâmia do apartheid! Pagou muito cara a sua rebeldia e temeridade: sofreu e esteve preso 27 anos.
Quando o libertaram e teve o poder nas mãos, perdoou, perdoou, inteiramente, de todo o coração, por humanidade e por uma arrasadora bondade, sem nunca ...ter querido ajustar contas com os seus opressores, por tantos anos de vida perdidos, na prisão.
Mandela soube ver, nos outros, os seus irmãos, filhos da mesma Nação, fosse, qual fosse, a cor da pele! E, não sendo fácil a negociar, era intrangisente e duro, sabia ceder e sabia fazer a outra parte ceder! Mandela soube, acima de tudo,  dar sinais de perdão e de confiança. O seu sorriso largo, aberto, a sua arma mais valiosa!

Mas na reconciliação e no fim pacífico do nefando apartheid, que eram dados como impossíveis,  não pode ser esquecido que Mandela teve, a seu lado, a mão forte, a liderança e a coragem política de De Klerk! Foram os dois, lado a lado, que negociaram e fizeram a grande viragem, na África do Sul, um feito primoroso, de grande magnitude, na política!
Há ainda muito para fazer e, creio, não se poder dizer que a África do Sul seja um paraíso de anti-racismo, mas os alicerces foram lançados bem fundo e têm vindo a consolidar-se.

 Contudo, quando Mandela entendeu que era tempo de deixar o cargo, mostrando, assim, que o país poderia seguir sozinho, pelo caminho da coexistência pacífica e o respeito entre brancos e negros, da tolerância e do progresso, soube sair serenamente, porque, na sua  grandeza, como Homem e como político, nunca se considerou imprescindível,  insubstituível!
Se, este Homem foi grande, corajoso e temerário na guerra contra o racismo, foi muito maior na bondade, na reconstrução da dignidade da África do Sul,  na Paz!

Mas, Mandela, para além da sua extraordinária humanidade, ou talvez por isso mesmo, não foi propriamente um santo, foi sempre um lutador, um rebelde, um inconformista e um inovador! É desta massa que são feitos os grandes Homens, os maiores Estadistas!
Nelson Mandela é um  extraordinário  Herói africano, que mudou o curso da História, mudou o seu país e mudou o Mundo! Para muito melhor!

Obrigada, Tata Madiba!
Descansa em Paz!
Que os homens, no teu País e no Mundo, saibam compreender e respeitar o teu pensamento, o teu espírito!

MC

Sem comentários: