domingo, 30 de dezembro de 2007

O Primeiro Ministro esqueceu-se ...

A Mensagem de Natal do Primeiro Ministro foi , basicamente , um cântico narcisístico , de arrebatado louvor, que Sua Excelência fez a si mesmo !

Sócrates fez aos Portugueses que o escutaram , estupefactos e incrédulos , uma palestra sobre os seus grandiosos e arrojados feitos e do seu Governo .
Nessa Mensagem, supostamente , para desejar Boas Festas ao povo , Sócrates preferiu , convictamente, elogiar-se e , com a displicência própria de um grande senhor , agradeceu o
«esforço » feito por todos nós !
O Primeiro Ministro não usou a palavra correcta e esqueceu-se dos imensos SACRIFÍCIOS e as lágrimas choradas em silêncio e no recolhimento de casa , de todos aqueles , e muitos são , que
não conseguem fazer chegar , até ao fim do mês , os magros ordenados , onerados , a bem da Nação , por taxas e impostos !
O Primeiro Ministro esqueceu-se da desilusão de todos os que compraram casa com o compromisso de pagar , mensalmente , uma determinada quantia mas , a qual , com os juros cada vez mais altos , se tornou incomportável e foram obrigados a desistir do sonho lindo de ter
casa própria !
O Primeiro Ministro esqueceu-se das populações que , à beira de verdadeiros ataques de nervos , têm de assistir , impotentes , ao triste espectáculo de um Ministro da Saúde ,
ensandecido , a fechar , prepotentemente , maternidades , hospitais e centros de saúde , para
benefício de todos , como ele , pateticamente , disse , perante o espanto do país .
O Primeiro Ministro esqueceu-se das muitas crianças que já nascem em terras espanholas , (obrigada , Espanha ! ) , e as que nascem nas ambulâncias , a meio do caminho para o hospital ,
sem a assistência devida , a não ser a dos prestimosos bombeiros !
O Primeiro Ministro ainda não quis perceber que o Serviço Nacional de Saúde , que já existia ,
está a ser , perante o espanto e revolta dos Portugueses , completamente destruído !
E , se as pessoas sem assistência médica rápida , entretanto , morrerem ?
Isso não tem importância ! Afinal , são , geralmente os idosos e os doentes crónicos ou terminais
que necessitam desse tipo de assistência ! E , realmente , bem vistas as coisas , ficam todos a
ganhar : para o Governo ,é uma medida economicista , tétrica , quase escabrosa , mas economicista , ainda assim ; para os que morrem é um descanso , vão para um mundo melhor , cheio de luz , de lindas flores e música celestial e , quiçá se divirtam a saltitar de nuvem em nuvem ou em alegres correrias e jogos divertidos com anjos esvoaçantes . E , o melhor de tudo : nunca mais têm de contar os seus escassos cêntimos , no fundo do porta-moedas !
O Primeiro Ministro esqueceu-se do caos que é a Educação e a arrogante incompetência de
quem a dirige e coordena , a « inspirada » Ministra da Educação !
Esqueceu-se das inúmeras escolas que fecharam , muitas das quais , sem razão de ser e do
sacrifício , tremendo sacrifício , das crianças percorrendo longas distâncias , ainda de madrugada ou já de noite , aos tombos , na camioneta , ( e já é um luxo ! ) , para irem à escola , aprender devagarinho e a brincar !
O Primeiro Ministro esqueceu-se que as Novas Oportunidades que tanto louva e de que tanto se orgulha , dão habilitações a um 12ºAno sem um mínimo de dignidade e qualidade !
São cursos de faz de conta , ancorados na experiência pessoal de cada um e , cujos diplomas , sem qualquer credibilidade , são concedidos em poucos meses !
E a cultura geral ? E o conhecimento de Literatura , de História , de Geografia , de Inglês ou de Francês , por exemplo ?
Mas , a cultura vale o que vale para o « ilustre » governante e para a « refinada » Ministra da Educação !
E , não são as estatíticas muitíssimo mais importantes e tão preciosas para apresentar na União Europeia ?
O Primeiro Ministro esqueceu-se da Justiça , esse buraco negro e fundo , todo feito de
desesperante lentidão e , tantas vezes , de escandalosa incompetência !
O Primeiro Ministro esqueceu-se da vergonha que tem sido a discussão do local mais apropriado para o novo aeroporto , com um Ministro das Obras Públicas , histérico , qual actor de novela
mexicana , aos gritos , em Francês , talvez por ser mais chic : «Jamais , Jamais » , e
a «promover » a margem sul a deserto , perante um povo atónito que , quando caiu em si , se riu , gostosamente , perante tão patético comportamento !
OPrimeiro Ministro disse que o desemprego ainda o preocupa , mas , tem tudo controlado e não há motivo para preocupações exageradas .
Esqueceu-se , porém , que o pesadelo do desemprego é cada vez mais negro e aterrador !
O Primeiro Ministro esqueceu-se que 2008 se anuncia como um ano terrivelmente difícil ,
com os preços a subir , desde os bens ,ditos supérfluos como a cerveja , internet e outros , até aos bens essenciais como o pão , o leite , a água , e electricidade , a gasolina e tantos mais .
O Primeiro Ministro esqueceu quase tudo , mas , embandeirou , jubilosamente em arco , com a previsão da descida do défice em 2008 !
Contudo , com tanto «apertar de cinto » , com os Portugueses forçados a viver uma vida cada vez mais estreita e penosa e onerados com tantos impostos e taxas , não será feito muito difícil , nem de grande mérito !
O Primeiro ministro elogia-se com uma convicção espantosa e a jactância que lhe é habitual !
Talvez nunca ninguém lhe tenha ensinado , algo que aprendi ainda criança :
Elogio em causa própria , neste caso , a si próprio , é ridículo e ultrajante !

CC

Sem comentários: