sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Que remodelação ...? Parte I

O sonho lindo, dourado de Sócrates era, ancorado na maioria absoluta que detém, chegar ao fim da legislatura, sem ter feito qualquer remodelação !
Mas, nem todos os sonhos, por mais bonitos que sejam, se tornam realidade !
Assim sendo, o Primeiro Ministro teve de fazer uma pequena alteração, não uma tão necessária remodelação, na sua equipa governamental : o arrogante Ministro da Saúde e, por arrasto, talvez para que não se sentisse sozinho, a lunática Ministra da Cultura foram exonerados dos seus cargos .
Penso, que esta alteração só aconteceu porque, com a sua prepotência, rudeza de linguagem e as medidas precipitadas que tomou, sem, antes, criar alternativas aceitáveis, Correia de Campos estava já a afectar, fortemente, a imagem do Primeiro Ministro ! E, Sócrates que vive, narcisisticamente, da imagem não o poderia jamais permitir !

A pasta da Saúde foi entregue a uma médica, Ana Jorge, que tendo sido uma convicta apoiante de Manuel Alegre, deu uma entrevista à revista «Visão», onde se afirmou, claramente, avessa a muitas das medidas tomadas por Correia de Campos . Na tomada de posse, porém, deu o dito por não dito, e garantiu que a política de Saúde do Governo «era para manter», sem alterações, de acordo com as linhas traçadas pelo Primeiro Ministro .
Não augura nada de bom esta senhora, agora ministra, cuja coluna vertebral deve ser muito flexível, fluída mesmo, para, uma semana afirmar o seu desagrado, como médica e cidadã, com o rumo que a política de Saúde estava a tomar sob a égide de Correia de Campos e, na semana seguinte, já com outro estatuto, o de ministra , se mostrar pronta para seguir o trilho antes, por si, publicamente, criticado !

E, já começaram a rolar cabeças : o Presidente do INEM foi demitido pela Ministra, embora lhe
seja reconhecida competência, pelos seus pares e tenha feito um óptimo trabalho, dentro das muitas e diversas limitações a que esteve sujeito .
Mas , Cunha Ribeiro, apesar de ser um excelente profissional, tinha um «indesculpável» defeito : não é um boy do Partido Socialista ! Foi nomeado para o cargo pelo anterior Governo PSD e, assim sendo, impunha-se que o lugar fosse, rapidamente, entregue a um qualquer boy que seja da confiança do Primeiro Ministro e esteja disposto a tudo fazer para lhe agradar !
Pelo que podemos inferir, vai tudo continuar na mesma na Saúde, (e, não só !), em Portugal ! Desgraçadamente !
E, não mencionamos, aqui, por gentileza, os problemas do foro legal e de dinheiros, de que , eventualmente, a nova Ministra teria de prestar contas no T.C. , até porque, com o seu novo estatuto, certamente, já não prestará contas nenhumas !

Quanto à Cultura , a Ministra passou, praticamente, despercebida : nada fez que, realmente, se visse, teve muitas e graves omissões, ignorou escritores e poetas e, talvez tenha subsidiado, na opinião de quem tem, sobre este assunto, conhecimentos que eu não tenho, quem não devesse subsidiar!
De facto, de acordo com o Despacho nº 1156/2008, foi concedida à Fundação ColecçãoBerardo a quantia de quinhentos mil Euros correspondente à prestação devida durante o mês de Setembro de 2007 . É muito dinheiro destinado a uma Fundação onde o público paga para apreciar as obras de Arte expostas . Ou não será ?

Contudo, parece-me, que o principal problema de Isabel Pires de Lima e do novo Ministro que, diz-se, aceitou o cargo sem condições , continua, apesar de tudo, a ser o mesmo : falta de verba !
E, pelo que se vai sabendo, também a má gestão da insuficiente verba que é disponibilizada para o pelouro da Cultura !
Um povo culto, educado e civilizado engrandece e enobrece o seu país e dá, dele, a justa medida da sua grandeza e desenvolvimento . Mas, Cultura custa dinheiro ! E, exige saber, trabalho, ambição e investimento ! E, renega compadrios !

Dois Ministros foram, pois, exonerados . E, os outros ...?

Não entendo, por exemplo, porque continua o Ministro do Ambiente em funções . Que tem ele feito, de relevante, durante todo este tempo, nesta área ? Quem o conhece ?

E, que dizer da estranha continuidade, no Governo, de Mário Lino, o patético Ministro das Obras Públicas que, um dia, depois de um bom almoço, escandalizou o país inteiro com um inflamado e risível discurso ?
Que credibilidade, pessoal e política, pode ter este homem que, no tal discurso, celebrizou a palavra francesa «jamais», ao defender, ardorosamente, o novo aeroporto na Ota e agora parece exultar de alegria com esse mesmo aeroporto em Alcochete, local que promoveu, publicamente, a deserto e o qual, sempre repudiou vivamente ?
Como é possível que, depois de tanto disparate, seja este ridicularizado Ministro que vai presidir à construção dessa obra faraónica ? Se a dignidade ainda tivesse algum valor, Mário Lino já se teria demitido há muito !

Contra todas as expectativas, mantém-se, também, ainda em funções Manuel Pinho , o inefável Ministro da Economia e Inovação .
Este Ministro que, concedo, talvez, não saiba lidar com a comunicação social, fala demais e tem feito, impunemente e com um sorriso alvar, declarações verdadeiramente espantosas !
Quando o Primeiro Ministro esteve em visita oficial à China, Manuel Pinho sustentou, para
assombro de todos, que Portugal era um país competitivo porque os custos salariais são os mais baixos na União Europeia .Tem, certamente, razão, mas, a indigência e desgraça de um povo, não deveriam ser usadas, num país estrangeiro, como um trunfo precioso !

Em 2007, este infeliz Ministro, teve também a triste ideia de anunciar, com o olhinho brilhante de contentamento, a criação de postos de trabalho preenchidos desde 2006 ! Mas, não ficou por aqui !

A campanha publicitária, sobre a qual já escrevi um post e que nos custou os olhos da cara, descreve Portugal como a West Coast da Europa e, entre outros encantos e qualidade de vida, ( talvez para Ministros e seus compadres! ), dá ênfase à importância das energias renováveis no nosso país (onde estão elas?) ! A esse propósito, o New York Times escrevia, recentemente, que este facto, podia aparecer, aos olhos do mundo, como uma grande surpresa, na medida em que, Portugal é mais conhecido como um País turístico, muito rico em História, mas, realmente, não muito avançado em termos tecnológicos ou de negócios .
O nosso ilustre Ministro veio, imediatamente, dizer a esse respeito, que é melhor apresentar o país como forte em energias renováveis, ( onde estão elas, senhor, que não as vemos ?), do que grande historicamente .

«A História é o passado !» disse o iluminado senhor, para quem, pelos vistos, só conta o presente que lhe enche os bolsos e o futuro onde, acredita ele, deve haver um tacho, de reserva, para lhe adoçar os dias pós- ministeriais !

E, é este possidónio, o Ministro da Economia e Inovação que continuamos a ter !

CC

Sem comentários: