domingo, 24 de fevereiro de 2008

O Portugal Paralelo ... Parte II

Nessa inacreditável entrevista que, não foi mais do que um confrangedor auto-elogio, Sócrates falou da óptima qualidade de vida, da organização e do avanço progressivo de um Portugal que ele diz governar, talvez paralelo a este Portugal onde tenho vivido e trabalhado e que, desgraçadamente, não é assim !

A Economia está débil e soçobrante . Espera-se mesmo um recuo até porque a conjuntura económica internacional não é favorável e, no estado, de quase ruptura, em que se encontra, não inspira confiança para o investimento, realmente, crescer e o país estagna !

Há já vinte anos que a praga do desemprego não atingia uma taxa tão alta, no país; empresas entram, sucessivamente, em falência, fecham e o desespero das famílias que sofrem este flagelo, está já no limite do suportável !
A pobreza acentua-se e o poder de compra tem baixado drasticamente, apesar das «óptimas» medidas que o Ministro, de sorriso alvar, tem tomado, para bem de todos nós !
E, para nossa vergonha, o nível de indigência nas crianças é dos mais altos da União Europeia .

Na Saúde, têm sido tomadas medidas que são um estrondoso desastre , com Hospitais, Urgências, Maternidades e Centros de Saúde a fechar, disparatadamente, sem, antes, haver o cuidado de serem criadas alternativas credíveis !
As pessoas , especialmente no interior, percorrem longas distâncias para terem uma razoável assistência médica num hospital ! Ou uma simples consulta num centro de saúde !
Muitos pais não sabem, sequer, dizer onde nasceram os seus bebés porque muitos partos acontecem nas ambulâncias, nas auto-estradas, no meio do nada, a caminho do Hospital mais próximo que fica, geralmente, a muitos quilómetros de distância !
O Serviço Nacional de Saúde tem sido, tragicamente, desmantelado e pessoas têm morrido, sem socorro e assistência atempada .
Os Hospitais que prestam serviço de urgência a zonas, agora, bem mais vastas, estão atulhados de doentes, macas polulam, pelos corredores e os Profissionais de Saúde, esgotados e saturados, nem sempre podem dar uma assistência razoável a todos !
Nas Urgências, há dias,( muitos dias), de caos absoluto e o trabalho lá dentro e a espera cá fora, arrasta-se por horas e horas de desespero e exaustão !

Se chove mais do que o normal, as inundações arrasam aldeias, vilas e a parte mais baixa das
cidades, destroem casas, ruas e pequenos negócios e os bueiros e caixas de saneamento, entupidos, vomitam, para a rua, com a água que se acumula, jorros de lixo !

Nas Escolas, neste país onde vivo, o caos é total e as medidas, tomadas por uma Ministra cretina mas prepotente, afrontam o Ensino e os Professores, que são tratados sem respeito, com rudeza e com um patético autoritarismo, pelos responsáveis da Tutela e aturam, nas aulas, garotos grosseiros, verdadeiros marginais provocadores e perigosos a quem, uma Ministra tonta e ignorante, aconchega e facilita a vida, para gáudio dos meninos e contentamento dos pais mais inconscientes !
Os Professores são insultados, provocados e agredidos , mas calam ! Calam por Medo, por puro Medo de represálias ! Porque ser Professor é, hoje mais do que alguma vez foi, um trabalho sem rede, sem qualquer apoio da Tutela e, em muitas escolas, vergonhosamente, sem a solidariedade e o amparo dos Conselhos Executivos e de alguns colegas sem Ética!
Porque o que move este tipo de gente, é estar com o Poder !
Os alunos raramente são castigados e responsabilizados pelas suas palavras ordinárias ou actos menos próprios, para não ficarem traumatizados, para agradar aos pais e porque há sempre maneira de culpabilizar o Professor ! E, um bode expiatório dá, sempre, muito jeito !

Era, neste « jardim à beira mar plantado», muito necessária uma Justiça que não tivesse dois pesos e duas medidas, conforme as pessoas envolvidas, uma Justiça correcta, imparcial e rápida, com tribunais que não fossem um poço, sem fundo, de atraso e incompetência , porque a violência, a corrupção e o crime vão grassando, impunes!

Este, sim, é o País onde realmente vivemos, o chão difícil que pisamos, decerto, muito parecido, na forma, com o país das mil maravilhas do Primeiro Ministro, o tal Portugal paralelo, mas, muito diferente no conteúdo, na sua crua e feia realidade !
Como não posso estar nesse país paradisíaco, qual Alice no país das maravilhas, que Sócrates diz, nas loas que faz a si próprio, governar com tanto êxito e onde é um Primeiro Ministro muito competente e humano, senti-me invadida por uma tremenda depressão e apeteceu-me chorar !Contudo, quando começava a verter as primeiras lágrimas, lembrei-me de um artigo que li , há tempos e que dizia que o choro faz mal à saúde e à beleza : os olhos ficam vermelhos e papudos, estraga e mancha a pele, envelhece e torna feio o rosto mais bonito !
Ao contrário, dizia, ainda, o artigo, o riso descontrai, combate o stress, rejuvenesce, esbate as rugas e dá um brilho especial ao olhar, tornando qualquer pessoa mais bonita e atraente !
Assim sendo e porque gosto muito de parecer bem, decidi que, realmente, o melhor era rir, rir muito, das grandezas e melhorias bacocas de um governante, pateticamente, vaidoso !
Já passaram uns dias, e, sempre que me lembro, da diferença entre o Portugal onde esgravatamos o pão nosso de cada dia e o Portugal fantástico que o Primeiro Ministro governa, ainda me rio, para ... não chorar ! De raiva !

O Portugal paralelo onde Sócrates é um espectacular Primeiro Ministro, será, um dia, um belo destino de férias, quiçá, para requintadas elites !

Para já, em comparação com este Portugal vestido pobremente de escuro, exasperado e esgotado, que é a nossa triste realidade, é, apenas, mais uma anedota infeliz e de muito mau gosto !!!

M.C.

Sem comentários: