quinta-feira, 19 de junho de 2008

A Queda da Esperança

A Plataforma Sindical e o Ministério da Educação chegaram a um acordo quanto à Avaliação dos Professores, tendo sido assinado, no passado dia 17, o "Memorando de entendimento", depois de, a assinatura do referido documento, ter sido legitimada pelos docentes presentes em múltiplas e apressadas reuniões de esclarecimento, promovidas, nas escolas, pelas organizações sindicais.
Os Sindicatos proclamaram que o Ministério da Educação recuara, em toda a linha, ao aceitar um modelo de Avaliação simplificado, com exigências mínimas, no fundo, digo eu, não havendo, nele, nada de novo, porque tudo o é exigido, já se fazia!
Espantosas e dignas de nota, foram a inesperada cedência e a branda contemporização de quem estava em posição de resistir e de se impôr!
A Plataforma Sindical, diga o que disser, cedeu, fragorosamente, à chantagem da Ministra da Educação que, do alto da sua proverbial prepotência, ameaçou não renovar os contratos dos Professores, nessas precárias condições de trabalho, se a sua avaliação não fosse feita. Submetendo-se, mesmo depois de ter recorrido legalmente, os Sindicatos atraiçoaram, cobardemente, os mais de 100 mil Professores que, de braço dado com a Esperança, desceram à rua, no dia 8 de Março, unidos e confiantes,numa das maiores manifestações de sempre, a Manifestação da Indignação, que fez tremer a tutela!
Essa união fantástica de Professores foi, precipitadamente, posta em causa com esse entendimento e nada voltará, provavelmnte a ser como dantes, dada a desconfiança, o descontentamento, a desmotivação e a desilusão de muitos Docentes!
Tendo-se conseguido uma união, nunca vista, dos Professores, era, agora, o tempo, a hora e a oportunidade de os Sindicatos se erguerem dignos e determinados e fazerem ouvir, serena e firme, a sua voz!
Ao contrário, cederam à chantagem da Ministra e, ajoelhados, clamaram vitória!
Não se aperceberam sequer que, muito mais do que a Avaliação, era a Dignidade, o Prestígio e a Voz dos Professores que estavam em causa!
No seu entender, talvez a Plataforma Sindical tenha, orgulhosamente, ganho uma pequena batalha.
No entanto, oxalá que, tendo assinado o Memorando, não tenha, de joelhos, assinado a mais negra Derrota! Inexoravelmente!

Sem comentários: