quarta-feira, 27 de março de 2013

Hoje é o teu aniversário!

Estou a pensar em ti, meu irmão querido! Como tantas vezes penso...
Mas, hoje é um dia diferente! Hoje é o teu aniversário!
Nas asas do vento brando, nesta manhã molhada e vestida de cinzento, pareceu-me ouvir a tua voz, o teu riso, o som leve e ritmado dos teus passos! E este vento que te traz, até mim, num sussurro, é o mesmo que te leva, num sobressalto, saudades minhas! Saudades da nossa infância, do teu sorriso, dessa tua bondade, dessa tua serenidade que te tornava tão especial!


Lembro-me da noite em que resolvemos fazer um bolo de chocolate que ficou muito bonito, tufado e apetitoso e depois, para completar aquela obra de arte, termos decidido cobri-lo com chantilly. A minha receita, para a cobertura, era bater, energicamente, manteiga com açúcar.

Lembro-me de nunca termos conseguido fazer o chantilly, a cozinha ter ficado num tremendo caos, o bolo ter continuado castanho, depois de um desperdício atroz de energia, de manteiga e de açúcar e, de no dia seguinte, parecermos dois “zombies”, enjoados e meio-doentes, por tanto termos provado a mistura.
Mas, como nos divertimos, nessa noite, enquanto todos dormiam!

Lembro-me de, dois dias antes de partires para desvendar o mistério insondável que se esconde para lá da curva final do caminho, termos recordado, as tuas mãos esguias e emaciadas, presas nas nas minhas, essa noite de travessura, de caos na cozinha, de risos, de chocolate, de manteiga e de açúcar e de ter sido essa, a última vez, que o brilho dos teus olhos e a doçura do teu sorriso encheram de luz, todos os cantos do meu coração.

Partiste cedo demais. O ponteiros do relógio, que marcava o tempo da tua vida, enlouqueceram e chegáste à curva fatídica, antes de tempo. Quase sem dizer Adeus, irmão querido, partiste e deixaste comigo, esta saudade infinita de ti, esta saudade, magoada, de mim! Da criança que fui a teu lado e dos pedacinhos, os melhores pedacinhos da minha alma que leváste contigo e que, eu sei, guardas para sempre, num recanto resguardado do teu coração, agora imobilizado, na cintilação límpida da tua luz...
Nunca te perdi a face e de ti guardo, ainda, o perfume da tua curta passagem pela vida, pela minha vida.

Feliz Aniversário, meu doce irmão! Onde quer que estejas, meu querido, o meu presente são esta saudade infatigável de nós crianças, de nós jovens, de nós, enfim, e as minhas lágrimas...
Um beijo.

MC

4 comentários:

José Almeida da Silva disse...

A memória guarda sempre intacta os momentos eas pessoas mias importantes da nossa vida. A saudade é um sentimento que nos ajuda a viver por dentro. A força do Amor!

Um belíssimo texto de memóras e afectos. Gostei muito. É um imenso prazer ler os seus textos aqui, neste blogue.

Um abraço pascal,

A desalinhada disse...

Muito obrigada, Zé! Já tinha saudades dos seus comentários, sempre generosos e tão bonitos! Tenho escrito vários pequenos textos e o seu silêncio já me estava a preocupar!
Páscoa feliz!
Beijinhos à sua Aurora e a si, querido Amigo.
M.C.

Rosalina Gomes disse...

Olá, eu também faço anos no dia 27 de Março mas sou apenas uma pequena e simples mulher, felizmente bem viva. Gostei desta sua narrativa. Felicidades para si. Cumprimentos.
Sou rosalina-gomes, aliás de Sousa, em Ilhavo/Aveiro, sim, sim.

A desalinhada disse...

Olá, Rosalina!
Muito obrigada por me ler! Muitas felicidades, minha nova Amiga! Muitos e felizes anos de vida! Abraço grande.
M.C.