quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Obviamente , Srª Ministra da Educação !

A violência e a indisciplina crescem , nas escolas , dia a dia .
A senhora Ministra desdramatiza e diz que a violência é pontual e restrita ! Mas, não é assim tão
simples e a senhora , obviamente , sabe-o muito bem !
Alunos provocam e agridem , vergonhosamente , professores ; alunos perseguem , malevolamente , outros alunos ; alunos insultam funcionários ; alunos roubam , descarada e
impunemente , nas escolas !
A linha SOS-Professor , cujos dados estão devidamente registados e confirmados , aponta para
um aumento de violência sobre os docentes , este ano lectivo . Mas , a senhora Ministra reagiu ,
desvalorizando estes resultados , atribuindo-os a uma associação que quer visibilidade e
considera , como fiáveis , apenas os dados recolhidos nas escolas e comunicados ao Ministério
os quais , obviamente , indicam um favorável decréscimo !
Mas, a senhora , se não sabe , devia saber que muitas agressões não são denunciadas , por medo , por puro medo e por vergonha .
A indisciplina atingiu o limite do suportável : os alunos são mal-educados , grosseiros nas palavras e nas atitudes e nem sequer sabem estar na sala de aula .

A senhora ministra , levianamente , desautorizou os professores , arruinou-lhes a reputação
e tratou-os como parasitas do sistema e da sociedade !
Permita-me que lhe diga que , só alguém sem a mínima sensibilidade para o alto cargo que
lhe confiaram , produziria esta « elegante » pérola : « Trabalho para os alunos , não para os professores ! »
Pois , minha senhora , é , precisamente , para trabalhar , com competência , para e com os professores que todos nós lhe pagamos !
É , aos docentes do seu país , que tem de dar o seu melhor , aconselhar-se com eles e também
aprender ! Porque , obviamente , a senhora Ministra não faz a mínima ideia das dificuldades e
da massa crítica que a maioria dos professores tem entre mãos . Não está no terreno e , não é , no morno aconchego do seu gabinete , rodeada dos seus « acólitos » , que pode avaliar a
extrema rudeza , o risco , o terrível cansaço e o imenso desgaste da vida de um professor !

E , para revolta de todos , enquanto Espanha louva e agradece , publicamente , aos seus
docentes o seu profissionalismo e dedicação , ( e não venha , levianamente , dizer que lá merecem o louvor e aqui não ) , a senhora diz outra pérola , ainda de maior quilate que a anterior : « Perdi os professores , mas ganhei a opinião pública ! »

O que a senhora Ministra , obviamente , ainda não percebeu é que , ao perder os professores , também se perdeu ! Irremediavelmente !
Não poderá nunca fazer nada de sério , eficaz e realmente válido , na educação , sem ter consigo os principais agentes do ensino , acompanhando-os , ouvindo-os e valorizando-os ! E , humildemente , aprender com o seu saber , todo de experiência feito , saber , que a senhora , obviamente , não tem!

Que se passa nessa sua cabeça ?

Diz que não há violência nas escolas e , todos os dias , um docente é agredido ; confessa , com
decabida arrogância , que perdeu os professores e parece , estupidamente , orgulhosa desse facto ; diz que trabalha para os alunos e , de facto , o facilitismo está a ser levado ao extremo .
Se os alunos não querem aprender e ameaçam abandonar a escola , reduzam-se e facilitem-se os conteúdos , baixe-se o nível de exigência e seja-se tolerante na avaliação até porque , a classificação dos docentes e das escolas também vai incidir sobre o número de alunos aprovados !E , de preferência , ensine-se a brincar , de forma levezinha e agradável ! Como se , no futuro , a vida fosse um delicioso deambular entre rosas e jasmim , ou um belo passeio à beira-mar , em dia de calmaria !

Ao desvalorizar a importância dos sindicatos , fazendo prevalecer , prepotentemente , a sua
vontade , recusando-se a aceitar sugestões e a discutir , abertamente , com eles , as questões
postas em cima da mesa , a senhora Ministra , obviamente , também ainda não percebeu que se desvaloriza e diminui , pateticamente , como pessoa e como política !

Muitas vezes , me tenho perguntado por que hostiliza tanto os professores .
Talvez , porque sendo a maioria dos docentes , mulheres , elas são , no geral , bonitas , elegantes , simpáticas , sabem estar e , sobretudo são CULTAS !
Obviamente , nenhuma , mesmo nenhuma professora jamais diria « abezentismo » ou «abezentista » e teria a ousadia ( ou a ignorância ? ) de afirmar que os Açores não fazem
parte da República Portuguesa , como a senhora afirmou perante as câmaras de televisão !

A senhora Ministra fechou escolas , muitas escolas , algumas com razão de ser , outras , não !
De repente , vimo-nos voltar , por assim dizer , ao antigamente . Só que , agora , os miúdos não
andam longas distâncias a pé , isso é verdade ! Percorrem longas distâncias de camioneta !
Os alunos saem de casa de madrugada , ainda escuro e chegam à escola enjoados , vomitados e já cansados !
Quando , ao fim da tarde , já escuro , regressam a casa , continuam enjoados , vomitados e completamente exaustos !
Mas , é , obviamente , uma medida fantasticamente economicista , como convém ! E os miúdos ?Os miúdos , para o caso , não interessam nada !

O caso Charrua , foi mais uma das aberrantes injustiças da sua política educativa !
Com a sua passividade , a senhora insultou , acintosamente , a democracia e todos nós !
Um país , senhora Ministra , sem liberdade de expressão , mesmo até entre colegas de trabalho , é um triste país acorrentado !

Ao criar a divisão entre « simplesmente professores » e « professores titulares » , a senhora
Ministra mostrou , por um lado , que não sabia , de todo , o que fazia , por outro lado , tornou bem claro o lema da sua política : « Dividir para reinar !»
A senhora deu , obviamente , um golpe profundo numa profissão nobre , normalmente , exercida com mérito e responsabilidade e deu azo a imensas e insuperáveis injustiças !
Contudo, fechada nesse seu mundo cinzento e gélido de arrogância e prepotência , tudo isto , simplesmente , não lhe interessa nada !


Para ser « Titular » , a senhora exigia apenas o curriculum dos útimos sete anos de serviço , deixando esquecida , toda uma vida de sacrifício , de empenhamento e dedicação .
O desempenho de cargos , tinha um grande peso para atingir esse pomposo título e quem , durante esses sete anos , por estar no fim de carreira , os tivesse deixado para os mais jovens e se tivesse , por exemplo , dedicado a dar aulas de apoio e alunos deficientes ou com problemas de aprendizagem , mesmo sem faltas , nunca atingiria mais do que noventa e dois pontos , dos noventa e cinco necessários .


A senhora Ministra que , certamente , não será , de todo , destituída , obviamente , já percebeu
que quem se dirige , hoje , a si , é uma professora aposentada em Setembro , que passou por um doloroso percurso pois , não chegando a ser titular e tendo , por isso ,deixado de ter lugar na sua escola de tantos anos , foi obrigada a concorrer em Agosto , depois de ter dado centenas de aulas de apoio a alunos cegos e a alunos , intelectualmente , pouco dotados e de ter já pedido a reforma , tempos antes ! Mas , isso , senhora Ministra , a menos que tivesse um mínimo de sensibilidade e bom-senso , não lhe interessa nada !


Obviamente , que muito haveria para dizer , mas muito foi dito já !

A sua política na Educação tem sido um aparatoso desastre de incompetência e muitas das suas atitudes , uma vergonhosa ofensa aos docentes !

Por isso , senhora Ministra , faça um favor a si mesma e demita-se !

Obviamente , demita-se !!








CC

Sem comentários: