sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Tive vergonha ! ( 2ª parte )

Ainda a Cimeira União-Europeia - África .

Kadhafi veio de tenda , com um aparatoso séquito de guarda-costas , ajudantes , criados e um
singular exército de amazonas , especialistas em armas e artes marciais .
A sua presença na Cimeira , obrigou-nos a uma vigilância apertada e muito dispendiosa por
terra , por ar e por mar .
Na sexta-feira , o ditador , assassino e terrorista , agora , aparentemente ,« retirado » , foi convidado pelo Centro de História da Universidade Clássica de Lisboa , para uma sessão , na
Reitoria . Chegou atrasado , mas foi aplaudido de pé , qual cientista de renome ou académico premiado , pelos professores universitários e alunos a quem foi oferecido o « Livro Verde » , a bíblia do inefável Kadhafi !

E , eu tive vergonha !

Na referida sessão , era suposto que o líder líbio centrasse a sua palestra na educação . Mas ,
ele preferiu , maldosamente , remexer uma ferida antiga . Nesse sentido , exigiu aos colonizadores , uma indemnização aos colonizados , senão , ameaçou , iriam haver mais problemas e mais terrorismo ! Referia-se , naturalmente , estando no nosso país , aos portugueses que viveram em África !

E, eu tive vergonha !


Tive vergonha dos aplausos e da patética e suburbana tolerância da nossa elite intelectual !
Bem feitas as contas , quem tem de indemnizar e pedir perdão a quem ?
Os colonos , como agora é chic chamar , eram pessoas que , humildemente , deram a essas
terras africanas , a sua vida , a sua inteligência , o seu talento , a sua força para depois , ultrajadas e violentadas , perderem tudo !
Esses colonos , sem futuro num país que continua sem saídas , pobre e cinzento , tiveram a coragem de procurar novos horizontes , que ajudaram , com o suor do rosto , a tornar mais
amplos e desenvolvidos : trabalharam , miscegenizaram-se e fizeram daquelas terras a sua
terra e daqueles povos , seus irmãos .
Sei , sabemos todos , que alguns desses ditos colonos não tiveram , para com os nativos , a postura correcta ! Houve injustiça , arrogância e prepotência , mas , em todos os cantos do mundo , neste canto , nos nossos dias , com este governo e com outros passados , sempre houve oportunistas , vigaristas e gente prepotente e mal-formada !

E, eu tenho vergonha ! ,

Quando a independência , precipitada e sangrenta , aconteceu , os tais colonos , alguns já de 2ª
e 3ª gerações , tiveram de abandonar , apressadamente , os países que já amavam com seus ,
deixando para trás , os seus ideais , o seu futuro , todas as suas economias e o fruto amargo do seu trabalho !
Espoliados e estarrecidos , com a alma em farrapos e o coração já morto de saudade ,
guardaram , como recordação de uma vida , bem aninhadas no fundo do bolso , as chaves
de casa e do carrito , abandonado na rua !

E , eu tenho vergonha !


Os líderes africanos continuam , descaradamente , depois de tantos anos , a invocar o colonialismo como justificação para a sua total incapacidade governativa! E , a corrupção , o nepotismo , a destruição de riquezas naturais por pura estupidez , a intolerável incapacidade para travar epidemias e tratar doenças e o completo desinteresse pelo bem-estar das populações ?
Depois de trinta anos de independência , no que se refere às nossas províncias e em quase toda a África , o que vemos ? Que dizer, pois , da degradante situação de terror e ignóbil miséria no Darfur , na Etiópia , na Somália , no Chade , no Uganda , ou no Sudão ?
O que vemos , desgraçadamente , no continente africano , é um imenso atraso , uma trágica pobreza e um sofrimento sem nome e sem tamanho !

E, eu tenho vergonha !

Desejo , sinceramente , que esta Cimeira não venha a ser a repetição do fracasso da Cimeira do
Cairo há sete anos , quando muitas promessas de ajuda e projectos de recuperação foram , também , feitos , porque de boas intenções está o Inferno cheio !
Mas algo me diz , que todo este circo não valeu a pena ! Exactamente , porque foi um circo !
E , sei que , no futuro , depois desta feira de vaidades terminada , vão continuar as ditaduras violentas e duras , a fome ultrajante e aterradora , a tortura repelente e desumana e a pobreza extrema e sórdida , em contraposição com governantes africanos cada vez mais ricos , mais pomposos , mais autoritários e sempre recebidos , com vénias , honras e aplausos , por Ministros europeus bacocos !

E, eu terei vergonha !

O Primeiro Ministro disse , com um entusiasmo algo possidónio e precipitado , que esta Cimeira foi um feito histórico ! Se foi , só a História , um dia , o dirá ! Seria bom que Sócrates soubesse que o Homen não faz História de um dia para o outro ! É preciso que o Tempo passe para dar dimensão aos acontecimentos ! Porque é o Tempo que faz a História !


C C





Sem comentários: