quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Parabéns e obrigada !

Parabéns ao Professor Doutor José Rodrigues dos Santos , porque , soubemos hoje , Hollywood comprou o seu livro «O Codex 632 »para o transpôr para o cinema . Obrigada pela óptima notícia, pois , estando nós cada vez mais na cauda da Europa , comove-nos e envaidece-nos muito que alguém , intelectualmente , nos projecte , mais uma vez , além-fronteiras .

Na verdade , os seus livros são já conhecidos e estão traduzidos em vários países : Espanha , Reino Unido , Itália e também no Brasil mas , esta é uma situação diferente e muito relevante !
Como escritor , José Rodrigues dos Santos tem estado sempre no top de vendas no nosso país mas , ainda bem que , como diz , não pensa deixar o jornalismo . Pretende , aliás , sendo o nosso jornalista mais premiado , continuar na RTP que , diga-se , devia ter vergonha do estranho e patético processo que lhe instaurou e que , só com muita imaginação e , talvez , muita maquinação ,terá , como soi dizer-se em linguagem jurídica , «pernas para andar » . Mas , como o povo diz « Os cães ladram e a caravana passa ! » . E , quem tem valor , só faz sombra a quem
o não tem !

Gostei e gostaram , certamente , todas as pessoas imparciais e bem formadas que leram a entrevista que José Rodrigues dos Santos deu à revista « Pública » , da frontalidade das suas respostas e do destemor com que denunciou , uma vez mais , a injustiça e a manobra suja da ida da jornalista Rosa Veloso para Madrid , como correspondente de Portugal em Espanha , tendo sido a quarta classificada no concurso , para esse efeito , realizado !
Mas , este é o país que temos : do nepotismo e dos padrinhos poderosos e sem ética de qualquer espécie !
A mim , agrada-me , particularmente , o enorme êxito de José Rodrigues dos Santos porque, para além de o admirar muito , também nasci em África .
De lá , dessas paragens longínquas , não vieram só retornados incultos e meio-matumbos , aqui recebidos , muitas vezes , com sobranceria e desprezo ! Com uma desastrada e sangrenta descolonização , veio muita gente fugida do horror e da barbárie , sim !
Mas , muita dessa gente era invulgarmente inteligente , criativa, com muito de si para dar e , sobretudo , ansiosos e determinados a começar do nada e apostados em vencer !
Quero crer , poeticamente escrevendo , que o sol quente , a luz translúcida , os cheiros doces e fortes e a vastidão das terras africanas permanecem , gravadas a fogo , na memória do jornalista/escritor a quem dedico este post , aguçando-lhe o talento , a inteireza de alma , o sentido de humor e a simpatia , que são seu timbre .

Queremos continuar a vê-lo e ouvi-lo , regularmente , no Telejornal com o seu maroto piscar de olho , no final ; desejamos que continue a ter muito sucesso como escritor ; esperamos que , apesar das dificuldades e asperezas de uma profissão , já de si dura , continue a ser professor e a ensinar outros a serem comunicadores competentes e dedicados .

E , acima de tudo , Professor Doutor José Rodrigues dos Santos , seja muito feliz , ou melhor , viva muitos momentos felizes porque a felicidade é , como sabe , um bouquet radioso , colorido e perfumado , de momentos felizes !

MC





!

Sem comentários: