quinta-feira, 23 de julho de 2009

A Escola bateu no fundo...

Apesar de a lei em vigor dizer que “ a retenção deve constituir uma medida pedagógica de última instância”, penso que se está a ir longe demais, nesta Escola dos números e das estatísticas!
Depois de se ter baixado, e muito, o nível dos conteúdos e o nível de exigência no Ensino, bateu-se no fundo, quando um aluno, com nove negativas, sendo uma delas a Língua Portuguesa e outra a Matemática, transitou para o 9º Ano.
O mais trágico é este, não ser caso único na Escola Pública, no nosso país!

Não serão estas situações de excessiva tolerância, um insulto para os alunos que trabalham, estudam e se esforçam, muitos deles a viverem, também, num meio sócio-cultural precário, com dificuldades de toda a ordem?
Não motivarão situações, como esta, uma imensa revolta em alunos que, com três ou quatro negativas, não transitaram para o ano seguinte porque, nas escolas que frequentam, ainda reina algum bom-senso e pudor?

A Escola tem como missão sagrada despertar nos alunos, o gosto pela Cultura e prepará-los para a vida activa, ministrando-lhes conhecimentos e abrindo-lhes caminhos que os enriqueçam, dotando-os de competências válidas e exigindo-lhes, em contrapartida, empenhamento e estudo!

No futuro, o mundo do trabalho não se vai compadecer com desculpas, como a do ambiente sócio-cultural difícil e precário!
O mundo do trabalho vai, friamente, exigir saber, competência e... capacidade para produzir!

MC

Sem comentários: