sábado, 11 de julho de 2009

Do Riso e do Esquecimento!

Do Riso

Creio que todos nos rimos, a bom rir, quando a ministra da Educação veio, sisuda e descontente, culpar a Comunicação Social, pelos fracos resultados, obtidos pelos alunos no exame de Matemática, do Ensino Secundário.
Valter Lemos, seu assessor, tornou ainda mais ampla essa acusação e mais forte o nosso riso, quando apontou, também como culpados, a Sociedade Portuguesa de Matemática e os “partidos e pessoas com responsabilidades políticas”.

Do Esquecimento

Só por um imperdoável esquecimento, a ministra da Educação fez, e permitiu fazer, essas inusitadas acusações!
Esqueceu-se, certamente, que foi de acordo com a sua política de ensino, que se facilitaram conteúdos, se baixou, e muito, o nível de exigência e se pediu, aos professores, tolerância nas avaliações, porque “chumbar” é traumático e não adianta nada!
Esqueceu-se, certamente, que, sob a sua égide, foi implementado, na Escola, um ensino levezinho, agradável, quase a brincar, para obstar ao abandono escolar e para fazer subir, em flecha, a taxa de sucesso.

Quem, como eu, não gosta de rir com assuntos sérios e tem boa memória, gostaria que a ministra assumisse, com clareza e honestidade, que um lamentável facilitismo impera, de facto, na Escola Pública, precisamente, por decisão sua!
Uma decisão que seria risível, se não fosse trágica, e cujas consequências não vão, infelizmente, cair no esquecimento, nos anos mais próximos!
Porque são os portugueses de amanhã que, hoje, frequentam a Escola!!!

MC

1 comentário:

Paula disse...

para não falares na avaliação dos professores em que existe n.º clausus para excelência, o que além de ser injusto, piora o ambiente nas escolas...
concordo quando falas no facilitismo no ensino... o pior será para os alunos que podem ser levados a pensar que estão preparados porque se lhes "oferece" um diploma de secundário, que não correspondendo aos conhecimentos, não lhes dará as necessárias competências para ingressar no ensino superior nem no mundo do trabalho.