segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Terá havido mudança positiva no Ensino...?

Foi num ambiente festivo que o Primeiro Ministro e a Ministra da Educação apresentaram, na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, os bons resultados, em termos de uma considerável redução no abandono escolar e no insucesso, no ano lectivo transacto.

É, no entanto, legítima a questão, se terá havido, de facto, uma mudança positiva na Educação ou, se estaremos, simplesmente, perante um perigoso facilitismo, traduzido por uma drástica simplificação de conteúdos programáticos e uma quase ausência de rigor e exigência na avaliação dos alunos, imposta pela tutela, na Escola Pública, com vista à obtenção de bonitas estatísticas, para apresentar na UE!!
Os Docentes sabem bem, quanta burocracia, quantos relatórios e quanta papelada têm de preencher, para “ reter ” um aluno!

A ideia, incontornável, de um demagógico facilitismo na Escola Pública, não é, pois, um insulto aos professores, como afirmou o Primeiro Ministro. É uma realidade!

Insulto, foram os rasgados e inusitados elogios, agora tecidos aos Professores, a um mês de eleições, depois de quatro longos anos de calvário, vividos sob uma intolerável pressão da tutela e a ser, por ela, continuamente, desvarolizados, desconsiderados e desautorizados!
Sabemos que não foi possível à Ministra da Educação, ter feito qualquer mudança positiva na Escola, depois de, como afirmou, para ganhar a opinião pública, ter perdido os Professores, precisamente, os principais agentes de Ensino!

MC

Sem comentários: