sábado, 19 de setembro de 2009

Mudam-se os tempos...

Lembro-me, de a Liberdade de Expressão, uma das mais preciosas conquistas do 25 de Abril, merecer, de todos, uma imensa atenção e um vaidoso carinho, e, ter sido, agora, tão fortemente abalada, com a suspensão do Jornal Nacional da TVI que, quer se goste ou se abomine este tipo de jornalismo, constituía um sinal claro, dessa mesma liberdade!
Lembro-me, de a vida ser uma dádiva, não ter preço e matar, violentar e violar serem considerados crimes hediondos, sem perdão e, como tal, exemplarmente punidos!
Lembro-me, de a honra, o respeito, o sentido de responsabilidade e a tolerância fazerem a diferença e o egoísmo, a arrogância, o oportunismo e a ingratidão tornarem tudo tão igual, entre si,tudo tão perdido, no lado mais escuro da vida!
Lembro-me, de na Escola se ensinar com saber e exigência e de se aprender com interesse e empenhamento e a casa, mesmo a mais modesta, ser o aconchego morno e disciplinado, dos afectos, da formação moral e cívica, das brincadeiras e dos sorrisos!
Lembro-me, de a educação, a gentileza e a correcção no trato serem tão naturais, como respirar!
Encaro o futuro com Esperança, não sou saudosista e, todos sabemos que os tempos, agora mais do que nunca, estão em permanente mudança! E, isso é óptimo!
Mas, também sabemos que os princípios e os valores básicos da humanitude e da democracia, são eternos e sagrados mesmo quando, mudando-se os tempos, se mudam as vontades!

MC

Sem comentários: