terça-feira, 7 de maio de 2013

Era um deles!

Na primeira hora de Sábado, um estudante universitário foi torpemente abatido a tiro, no primeiro dia da semana da Queima, no Queimódromo.
Dois tiros nas costas tiraram a vida a um jovem de 24 anos que também teria sonhado com esses dias de festa.
 

Nesse mesmo Sábado, à noite, os colegas riram, brincaram, cantaram, dançaram, embebedaram-se, vomitaram, cairam e pisaram a terra ainda quente do sangue derramado por Marlon Correia, mortalmente baleado, quando tentava, generosamente, ajudar a impedir um assalto às bilheteiras.
O dia de hoje, 7 de Maio, foi ironicamente decretado, o dia de luto na Universidade. Digo ironicamente, porque este, de todos os dias, é sempre o mais festivo!
O funeral de Marlon foi de manhã, para não colidir com o Cortejo, à tarde. Os seus colegas, porque todos se integram na mesma Academia, esquecidos da tragédia que tão perto passou por eles, vão alegremente desfilar, numa explosão de entusiasmo, que se resume, como sempre, a uma patética e estúpida bebedeira quase colectiva!

Suspender o programa da Semana Académica, vulgo  Queima, geraria, como foi dito para justificar a frieza e a indiferença da Federação Académica do Porto e dos estudantes, um enorme prejuízo,  num negócio de Milhões!!!
Num país mergulhado numa profunda crise, essa explicação de uma queima milionária de um milhão de Euros, seria deliciosamente risível, se não fosse dolorosamente trágica!

Por outro lado é assustador que para tantos estudantes, que são o futuro do país, o direito à bebedeira se tenha sobreposto ao respeito pela morte trágica de um deles no recinto onde, poucas horas depois, milhares se arrastaram perdidos de bêbedos! Foi de uma impressionante insensibilidade e atrozmente ofensivo!
 

Marlon partiu antes de tempo, miseravelmente assassinado, porque se preocupou, não pensou só em si e foi em socorro de seguranças e quatro colegas em risco! Salvou-os! Pagou, com a vida, a sua generosidade!
Marlon e a sua família mereciam muito mais consideração e respeito, do que umas confrangedoras homenagens de uns "comoventes" e alcoólicos minutos de silêncio, aqui e ali!
 

Marlon era um deles!
 

Que descanse em paz!

MC

Sem comentários: