quinta-feira, 2 de maio de 2013

Escreve-me

Escreve-me! Ainda que seja só
Uma palavra, uma palavra apenas,
Suave como o teu nome e casta
Como um perfume casto d’açucenas!

Escreve-me! Há tanto, há tanto tempo
Que te não vejo, amor! Meu coração
Morreu já, e no mundo aos pobres mortos
Ninguém nega uma frase d’oração!

“Amo-te!” Cinco letras pequeninas,
 Folhas leves e tenras de boninas,
Um poema d’amor e felicidade!
Não queres mandar-me esta palavra apenas?

Olha, manda então… brandas… serenas…
Cinco pétalas roxas de saudade…
Florbela Espanca
 
Escreve-me!
Inventa, para mim, uma flor esguia, de pétalas aveludadas,  com o perfume incendiado das  rosas vermelhas, que nunca me deste. Inventa, para mim, uma claridade alada, onde se afunde a terna desmesura do teu olhar quando se entrelaça com o verde, tenro e leve dos meus olhos. Inventa, para mim, uma palavra ardente que, como uma rajada de vento, desperte o braseiro deste amor amodorrado, no canto mais recôndito da alma!

Escreve-me!

Há tanto tempo, que não te vejo, não te oiço, não sei de ti. Mas. Às vezes,  pressinto-te! Como se pressente a presença invisível, mas quase táctil, de alguém muito amado que partiu, mas cujo espírito permanece connosco...
Escreve-me!

Um parágrafo, uma frase, uma palavra. Compõe, para mim,  um verso doce e leve como a brisa branda, nas  madrugadas róseas da Primavera. Mas, não.  Não escrevas a palavra saudade. Porque. A saudade que conheço e me persegue, tem o teu rosto, tem o teu toque, tem o teu nome. A saudade, que me inquieta e me domina, tem o teu cheiro, tem o teu gosto, tem o teu sorriso. Não, não escrevas a palavra saudade. Tu és luzimento, júbilo, carícia. Tu és teia de seda onde me abrigo e me aconchego. A saudade é negrume, é amargura, é lágrima fria e baça.


É não estares aqui, que incomoda, caustica e dói. Mas. Não sei, nesta hora em que te peço que me escrevas, não sei se foste tu que partiste ou se, esquiva e frágil e a tocar já, o abismo da tua ausência, fui eu, amor, que me perdi de ti!
Escreve-me
MC


Sem comentários: