segunda-feira, 22 de junho de 2009

Eu, voluntária, me confesso...

No dia dezasseis de Junho, celebrou-se a festa do Voluntariado, do Hospital de S. João.
Recebi, nesse dia, o crachá comemorativo de dez anos, como voluntária, ao serviço do ser humano, em toda a sua dimensão e também, em toda a sua vulnerabilidade.
Dez anos! Tanto tempo! Tantos anos que passaram, a voar!
São, contudo, dez anos muito gratificantes e de uma imensa riqueza humana, no decorrer dos quais assisti a extraordinárias lições de vida, deparei-me com torres de coragem e de força, verdadeiramente fantásticas e recebi, em termos de humanitude, mais, muito mais do que dei ou, poderia dar!

Confesso, no entanto, que muitos foram os momentos que vivi, angustiada e emudecida, com um nó na garganta; muitas foram as mãos suadas, ardentes de febre ou, gélidas e trémulas que prendi, ternamente, nas minhas; muitas foram as lágrimas que recolhi nos meus dedos e guardei no mais íntimo de mim; muitos foram os desabafos, as angústias e os medos que ouvi desfiar, baixinho, como em confissão; muitas foram as histórias de sucessos inesperados e recuperações maravilhosas que inventei; muitas foram, pois, as mentiras brancas e suaves que menti; muitos foram os sorrisos que, alegremente retribuí; muitas foram as melhoras, os felizes regressos a casa que, jubilosamente, celebrei; muitas foram as surpresas tristes que me atingiram, em cheio, na alma, as perdas súbitas ou, já esperadas, a que, muda e vencida, assisti; porque muitas são as vezes que se faz sentir, implacável e majestosa, a aproximação da morte que ronda, ronda e fareja, maligna e incansável, o hospital!

O voluntariado, todos sabemos, não é uma floração dos nossos dias. Houve sempre pessoas que se preocuparam com os outros, pessoas generosas que souberam ver muito para além do seu umbigo e das pontas dos seus sapatos!
Houve sempre quem se debruçasse sobre o sofrimento dos outros e sobre ele derramasse o lenitivo terno do seu amparo, numa entrega muito especial!
Eu, modesta voluntária num hospital, confesso que não sou capaz dessa dádiva total! Perco-me por outros caminhos que me foram destinados percorrer!

Há outras formas de voluntariado como , por exemplo, na educação, na irradicação da pobreza, nas cadeias, no acompanhamento de idosos ou, de crianças.
O voluntariado, no verdadeiro sentido da palavra, não me é, também, desconhecido, na educação.
Foram alguns anos, exactamente sete anos, de trabalho duro, cansativo mas imensamente gratificante e rico, com alunos cegos.
Foram horas, muitas horas que alegremente e amorosamente lhes dei porque em todos e em cada um desses alunos queridos, encontrei um amigo para sempre e, com eles, aprendi que é possível transpor os maiores obstáculos e ultrapassar os mais espinhosos escolhos, quando acreditamos em nós, somos determinados e nunca desistimos dos nossos objectivos!

Confesso que é com um sorriso de comiseração que ouço dizer que o voluntariado é óptimo para ocupar o tempo e pode ser mesmo, uma distracção.
Não é! Desengane-se quem assim pensar! Quem não tem que fazer ao tempo e quer distraír-se, não serve como voluntário!
O voluntariado não é um passatempo e não distrai!
O voluntariado é uma labareda, um incêndio, perenemente insatisfeito, que desgasta, que devora de mansinho!

O voluntariado consome!

Como voluntária, confesso que me consome o sofrimento de quem se esvai no caudal tortuoso da doença; consome-me não encontrar as palavras certas para manter acesa a esperança, naquele que se inquieta e desespera; consome-me a aflição da minha incapacidade, quando alguém me estende a mão em busca de um auxílio que não está ao meu alcance, dar; consome-me ter de manter o sorriso, quando me apetece chorar porque deixou de haver razão para sorrir; consome-me ter de me limitar a segurar uma mão emaciada e ansiosa, quando me apetecia abraçar aquela dor e ajudar a carregar aquela cruz demasiado pesada para um ser humano só; consome-me não poder acalmar a impaciência de quem vê escorrer os dias, as semanas, os meses, sem se sentir melhorar; mas, sobretudo, consome-me o pânico, sem nome e sem tamanho de quem, imerso na escuridão profunda da doença, da fraqueza e da dúvida, se vai distanciando e perdendo lá longe, tão longe e tão só...; consome-me não ser capaz de romper essa escuridão espessa, pesada e fazer brilhar, de novo, a luz da esperança, a luz da confiança, a luz, forte e vibrante, do apelo da vida!

Eu, modesta voluntária num hospital, confesso a minha impotência, a minha insignificância e a minha ansiedade, perante o sofrimento e a morte!
Mas, também confesso o meu infinito deslumbramento, a minha humildade e o meu imenso respeito, perante as lições grandiosas de aceitação, de coragem, em lutas ferozes, sem tréguas, lições maravilhosas de espantoso valor humano, que tenho tido o privilégio de acompanhar!

MC

Sem comentários: